Pular para o conteúdo principal

Recycle Bin e os Descartáveis. "A Geração do Reciclado"?

Falar de reciclagem hoje não é uma novidade pra ninguém. De fato, é positivo observar como é cada vez maior a consciência da limitação de recursos energéticos do planeta e da necessidade de conservação do globo terrestre e da espécie humana. Todas as pessoas desde os mais jovens aos mais idosos se preocupam pela conservação do meio ambiente. Os mais idosos se inquietam em deixar um mundo melhor para as próximas gerações, enquanto os mais jovens querem um lugar melhor para eles mesmos viverem. A busca por produtos feitos a base de material reciclado já faz parte da preocupação de muitas pessoas e principalmente de empresas que buscam gerar um maior impacto social e um menor impacto no meio ambiente. É papel reciclado, plástico reciclado, vidro reciclado, metal reciclado, pessoas recicladas e uma série de outros produtos que você pode adquirir a preços dos mais variados.

A consciência da reciclagem, aliada à vida muito rápida e agitada que temos nos dias de hoje, nos levam muitas vezes a optar pela utilização de produtos descartáveis. Esses produtos são adquiridos em grandes quantidades a preços muito baratos e após sua utilização o usuário pode simplesmente jogá-lo fora. A grande polêmica é o acúmulo de lixo causado por esses produtos mas, sua utilização implica na economia de água e detergentes, o que leva a uma menor degradação do meio-ambiente já que, alguns produtos descartáveis são perfeitamente reciclados.

Ué!? Mas esperem um momento: falei de pessoas recicladas? Isso mesmo! Esse é um produto muito antigo, ou melhor: a existência da pessoa humana é muito antiga porém, a sua exposição como produto é um fenômeno muito forte do século XX e que já faz parte natural da sociedade do século XXI. Mas acho que o melhor termo para expressar a minha idéia seria o de "pessoas descartáveis".

Isso é verdade. Um objeto descartável passa pelo seguinte processo:

  1. O usuário obtém facilmente o produto;
  2. Utilização rápida e eficaz;
  3. Satisfação do usuário ao alcançar seu objetivo;
  4. Deposição do produto (em outras palavras: JOGAR NO LIXO!).

Quando novamente me instalei no Brasil, depois da minha longa andança pelo mundo, pude observar este fenômeno da reciclagem das pessoas mais de perto, ou melhor, pude observar o fenômeno do homem-descartável. Essa descoberta quase científica aconteceu num sábado à noite quando fui a uma boate. Era uma grande casa! Lá encontramos muitas pessoas bonitas, muitas feias, ricas e pobres, magras, gordas, homens e mulheres que ao forte som de uma banda de rock, se divertiam, pulavam e bebiam em meio ao cheiro de cigarro, chutando copos descartáveis e garrafas de cerveja que se encontravam espalhadas por todo o chão.

Nesta grande casa pude encontrar muitas espécies de homens-descartáveis. Era até engraçado observar a existência do grupo dos caçadores, o grupo das presas, os machos e fêmeas dominantes, as presas indomáveis ao lado de outras fêmeas e o ritual do acasalamento que naturalmente sucedia. Era quase um programa do "Animal Planet" ao vivo.

E dentro deste ambiente pude presenciar o ser humano passando por mais de cinco vezes seguidas pelo seguinte processo onde:

  1. O usuário obtinha facilmente o produto (às vezes existia um pouco de resistência mas, a diversidade de produtos em exposição era tão alta que facilmente se obtinha uma boa oferta concorrente);
  2. Utilização rápida e eficaz (que às vezes se prolongava dependendo da qualidade do produto obtido);
  3. Satisfação do usuário ao alcançar seu objetivo (que se dava em quase 100% dos casos);
  4. Deposição do produto (em outras palavras: JOGAR NO LIXO!);
  5. E finalmente a Reciclagem.

Esse é o fim dos homens-descartáveis: eram jogados no lixo. E com a mesma facilidade e frequência com que eram jogados fora, eram adquiridos por novos descartáveis. Esse processo era similar a cada vez que você bebesse água, num dia de calor, você utilizasse um copo diferente, jogando o usado fora. Constantemente, o homem-descartável era jogado fora, reciclado e utilizado novamente. É impressionante como a consciência da reciclagem e da utilização de produtos descartáveis está impregnada na juventude contemporânea.

Mas, o que o ser humano realmente deseja? Onde está o desejo de grandeza, de eternidade que está presente no coração de todo homem? Será que estamos feitos para sermos homens-descartáveis? Para onde vamos? Para onde é que você vai?

Infelizmente Albert Camus tem razão ao dizer:

"O homem é a única criatura que se recuza a ser o que é."

Comentários

Shirlei Weisz disse…
Oi Alberto,
Realmente "o homem é a única criatura que se recusa a ser o que é", talvez se não se recusasse, o mundo seria um lugar bem melhor de se existir ( ao menos teríamos mais autenticidade no mundo). Beijos. Shirlei Weisz
Maria Bonita disse…
Po Alberto! obrigada pelo comentário no meu blog! obrigada por me convidar a participar dos seu pensamentos! Estarie agora sempre passando por aqui pra ler o que sente e pensa.
Portas mais que abertas no meu blog também! bjuss
Nádia Salha disse…
Muito interessante a forma de abordagem da realidade,que,de fato representa a "personalidade masculina"e nos mostra como estamos passando por um momento obscuro e triste!Espero que as pessoas que lerem esse artigo reflitam sobre o assunto e tentem,de alguma forma,mudarem este fato.Sei que vc foge desse "padrão",me orgulho disso e,por isso,sou tão feliz!Te amo!!

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz dia das Mães!

Por várias razões, que agora não cabem citar neste blog, sempre achei mais fácil e prático ser homem. As facilidades são tantas que continuo sendo muito satisfeito por ter nascido homem. No entanto existe algo que invejo no ser mulher: a maternidade . Que bênção, que alegria, que privilégio, que dom poder ser mãe. Algo que o homem nunca poderá experimentar é a imensa alegria de carregar uma vida dentro de si. Ser portador e responsável de uma vida que não é sua e que depende totalmente dele. Ser mãe é algo tão fantástico, que independentemente de religião ou política, a natureza fala mais alto. A ciência já mostrou como desde o momento da concepção o corpo da mulher se transforma. Todo ele se prepara, se molda, se adapta, para o início desta nova vida que habitará no seu ventre até sua chegada ao mundo. Que fantástico! Que tamanha perfeição! A maternidade é espetacular , e como tal, só pode ser algo divino, é um dom. Ainda que nem todas as mulheres sabem o que significa ser mãe, todas

Sonhando!!!

Novamente estou sonhando e isso é ótimo!!! São tantas as coisas por escrever... ...na verdade não sei por onde começar. É sempre igual... ...penso mil coisas e na hora escrevo outras. rsrsrs É engraçado pois sei que ninguém, ou pouquíssimas pessoas chegam a ler este blog. Por outro lado as que o lêem são as que já sabem dessas coisas. Ainda assim gosto de "colocar no papel" o que está acontecendo na minha vida. Estou bem. Me sinto bem, feliz e contente. A vida tem me ensinado muitas coisas e não me queixo de nenhuma delas. O sol começou a brilhar novamente para mim e volto a sentir o calor da vida correr novamente nas minhas veias. Sou um homem novo. Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus por me mostrar claramente que a felicidade segue ai. Que posso, mereço e devo ser feliz. Em segundo lugar eu agradeço aos meus amigos que me suportaram nos momentos chorosos. Agradeço também à minha família. É tão bom ter uma família que te apoia, que te compreende. Eu quero construir a

Estar só sem saber

Vou colocar aqui varias coisas que estive pensando ultimamente, pois como sempre, não deixo de pensar. Droga. Isso as vezes é chato e outras vezes é algo muito bom. Acho que é um diferencial na minha vida. Bom... Foi na sexta-feira à tarde... eu estive um bom tempo em frente da Catedral olhando-a e pensando. Pensava em muitas coisas... em tudo o que passou no último ano e em tudo o que está passando agora na minha vida. Eu me perguntava se realmente sei o que quero da minha vida, se tenho os meus objetivos claros e se simplesmente sei o que quero agora. Será que estou me preocupando com o fundamental? Será que sofro pelo fundamental? Alguém nesse mesmo dia, ou no anterior, me deixou muito chateado ao querer me consolar e me dizer que o amor não é o mais importante na vida. Como que não? Se por amor eu fui capaz de morrer! Se por amor eu fiz tudo o que fiz até hoje! O amor é a coisa mais importante da minha vida e de toda vida. O amor é o mais importante. Só não posso pensar nisso agor