Pular para o conteúdo principal

O bem em se morar mal: conquistas.


Este título e conteúdo, estão baseados no artigo "O mal em se morar mal" de Rose Carreiro, o qual sugiro que leiam para um maior entendimento deste post. Na verdade eu diria que o meu texto é quase uma resposta ou simplesmente uma reflexão aos elementos colocados por ela no seu artigo. Mas seguindo a linha de pensamento de "Existe tempo pra tudo!", não quero me fixar na experiência pessoal, mas sim nos critérios que quero transmitir. Sendo assim, vamos lá!

A menos de um ano eu morava no centro da cidade, a cinco minutos de tudo, com facilidade de chegada e saída para qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noites. Tinha grátis: comida, roupa lavada, comodidade, agua quente, limpeza, tudo. Até posso dizer que estava feliz pois "nada me faltava".

Tudo isso que era muito bom e prazeroso, foi modificado de modo repentino ao abraçar uma oportunidade ousada, e como tal, arriscada.

A menos de seis meses moro longe do centro da cidade. Precisamente a trinta minutos e com uma enorme limitação de transporte para chegada e saída, estando ainda mais distante de outros pontos geográficos da cidade. Não tenho a comida feita na hora que eu gostaria de tê-la. Lavo e passo a minha própria roupa e limpo a minha casa, atividades que costumo realizar de noite ou nos fins de semana. Já tive dificuldades com a agua quente, o que me levou a duas semanas de água fria às 6 am e de noite e outra série de gastos e transtornos. Com tudo isto estou feliz ainda que "muita coisa me falte".

Em ambos casos estava feliz. São casos diferentes e situações diferentes, mas com um elemento comum: a felicidade. Felicidade que não é para mim sinônimo de conformo ou fartura, tanto assim que, se podemos medir a nossa felicidade, hoje, que tenho mais dificuldades, estou mais feliz. No meu aqui e agora, na minha situação atual, com mais dificuldade que antes, minha vida está repleta de felicidade. Felicidade que tem como substrato a liberdade e a conquista de ter abraçado o desafio de uma nova etapa da minha vida.

A liberdade, capacidade do eleição entre o bom e o ótimo, é um elemento buscado e desejado profundamente pelo ser humano. Todos nós queremos ser livres e todos nós descobrimos sempre uma série de fatores, internos ou externos, que nos privam desta liberdade. Porém nos cabe trabalhar sempre por alcançá-la, por ser homens livres, sem ataduras. Estender esta reflexão seria muito filosófica e espiritual demais.

A conquista, obtenção de uma meta por meio da luta ou esforço contrariado, é outro fator que faz parte da vida. Se nós enxergamos a vida como uma grande meta a ser alcançada, as dificuldades se tornam obstáculos que querem impedir nossa conquista, mas que devem e podem ser superados. E a vida humana é assim: repleta de conquistas. Ela se enche de sentido com essas pequenas conquistas, que nos aproximam ao seu sentido pleno e que devem ser o retrato do nosso dia a dia. Conquista: esse deve ser o resumo da minha jornada ao encostar a cabeça no travesseiro para dormir.

Para cada um as conquistas são diferentes. Por isso acredito que este artigo sirva a qualquer pessoa que o leia. Mas o alcançá-las, o que nos faz cada vez mais livres, é o que termina unindo a todos nós em uma causa comum. E guardando as devidas proporções, quem mora em uma metrópole, achará ridículo morar longe do centro da cidade a menos de uma hora de distância. Porém a reflexão também se aplica à você, pois na sua circunstância concreta, sua vida também está repleta de desafios.

Você vê a sua vida assim? Ela é um desafio pra você? E nesta batalha, você conquistando? É livre? Ou está perdendo e é escravo? Se você está conquistando, parabéns! Pois certamente você será um vencedor. E se você se considera perdendo esta luta, não desenime! O hoje, o agora, abre sempre uma nova oportunidade para você conquistar. Busque! Conquiste! Vença! Seja livre!

Mas lembre-se: as conquistas custam! E como diria o poeta brasileiro:

"A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira,
que por medo da bagunça, preferimos, normalmente,
optar pela arrumação."


(Carlos Drummond de Andrade)






Comentários

Rose Carreiro disse…
Estou também pensando em me mudar, mas ao contrário: pro centro. Por motivos óbvios. Mas essa liberdade que vc menciona realmente não tem preço e é importante pro amadurecimento. Não vejo a hora de ter a minha.

Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz dia das Mães!

Por várias razões, que agora não cabem citar neste blog, sempre achei mais fácil e prático ser homem. As facilidades são tantas que continuo sendo muito satisfeito por ter nascido homem. No entanto existe algo que invejo no ser mulher: a maternidade . Que bênção, que alegria, que privilégio, que dom poder ser mãe. Algo que o homem nunca poderá experimentar é a imensa alegria de carregar uma vida dentro de si. Ser portador e responsável de uma vida que não é sua e que depende totalmente dele. Ser mãe é algo tão fantástico, que independentemente de religião ou política, a natureza fala mais alto. A ciência já mostrou como desde o momento da concepção o corpo da mulher se transforma. Todo ele se prepara, se molda, se adapta, para o início desta nova vida que habitará no seu ventre até sua chegada ao mundo. Que fantástico! Que tamanha perfeição! A maternidade é espetacular , e como tal, só pode ser algo divino, é um dom. Ainda que nem todas as mulheres sabem o que significa ser mãe, todas

Sonhando!!!

Novamente estou sonhando e isso é ótimo!!! São tantas as coisas por escrever... ...na verdade não sei por onde começar. É sempre igual... ...penso mil coisas e na hora escrevo outras. rsrsrs É engraçado pois sei que ninguém, ou pouquíssimas pessoas chegam a ler este blog. Por outro lado as que o lêem são as que já sabem dessas coisas. Ainda assim gosto de "colocar no papel" o que está acontecendo na minha vida. Estou bem. Me sinto bem, feliz e contente. A vida tem me ensinado muitas coisas e não me queixo de nenhuma delas. O sol começou a brilhar novamente para mim e volto a sentir o calor da vida correr novamente nas minhas veias. Sou um homem novo. Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus por me mostrar claramente que a felicidade segue ai. Que posso, mereço e devo ser feliz. Em segundo lugar eu agradeço aos meus amigos que me suportaram nos momentos chorosos. Agradeço também à minha família. É tão bom ter uma família que te apoia, que te compreende. Eu quero construir a

Estar só sem saber

Vou colocar aqui varias coisas que estive pensando ultimamente, pois como sempre, não deixo de pensar. Droga. Isso as vezes é chato e outras vezes é algo muito bom. Acho que é um diferencial na minha vida. Bom... Foi na sexta-feira à tarde... eu estive um bom tempo em frente da Catedral olhando-a e pensando. Pensava em muitas coisas... em tudo o que passou no último ano e em tudo o que está passando agora na minha vida. Eu me perguntava se realmente sei o que quero da minha vida, se tenho os meus objetivos claros e se simplesmente sei o que quero agora. Será que estou me preocupando com o fundamental? Será que sofro pelo fundamental? Alguém nesse mesmo dia, ou no anterior, me deixou muito chateado ao querer me consolar e me dizer que o amor não é o mais importante na vida. Como que não? Se por amor eu fui capaz de morrer! Se por amor eu fiz tudo o que fiz até hoje! O amor é a coisa mais importante da minha vida e de toda vida. O amor é o mais importante. Só não posso pensar nisso agor